quinta-feira, 20 de março de 2008

O ANO DA PESTE NEGRA apreciado pelos alunos de 7º ano


ANO DA PESTE NEGRA (O)

Ana Maria Magalhães & Isabel Alçada

9ª edição
2006
Caminho
Lisboa
ISBN 972-21-0032-7




Os alunos de 7º ano leram e estudaram este ano o terceiro volume da colecção «Viagens no Tempo». No final deste trabalho foi-lhes pedido que dessem a sua opinião sobre o livro estudado. Aqui ficam algumas opiniões destes jovens leitores:


Esta história é muito interessante do ponto de vista histórico: temos muitos detalhes sobre a cidade de Lisboa e as casas dos nobres ou dos fidalgos da época em que decorre a acção, os vestidos de cada classe social, o que coincide bem com o que estamos a estudar na disciplina de história actualmente. Também gostei das últimas páginas do livro que explicam como e onde a peste apareceu, o que achei muito interessante. O facto de as personagens terem mais ou menos a nossa idade ajuda-nos a entrar na história, pelo menos comigo foi o que aconteceu. Ao imaginar bem as cenas, parece que a história aconteceu de verdade. Parece-me que a diversidade de caracteres torna a história ainda melhor, porque se as personagens tivessem todas a mesma maneira de pensar, não seria engraçado. Mas não gostei de tudo: a história da AIVET e da máquina do futuro, a mim, parece muito irreal. Eram exageradas aquelas coisas todas do futuro, como por exemplo, aquelas pastilhas elásticas que tornam uma pessoa invisível. Teria sido mais engraçado os personagens terem algumas dificuldades para chegarem à máquina do tempo. Conclusão: O Ano da Peste Negra foi um livro que gostei muito de ler!




jojolapin


_________________________________/




Eu achei que o livro é muito interessante pois mostra o horror desta doença no ano em que surgiu e em que passou por Portugal. Eu gostei deste livro, mas achei que tinha passagens um pouco agitadas.




Camilettte


_______________________________/




Eu gostei imenso do livro! É muito interessante para as pessoas que gostam de ler sobre assuntos verídicos, mesmo se os personagens são inventados! Este livro parece-me muito interessante porque tem muita aventura e quando as personagens chegam ao ano da peste e a máquina se avaria elas vão à procura de um prego... Eu gostei mesmo muito do livro! Parabéns às escritoras!!!




Didoo


________________________________/




Gostei deste livro porque é um livro interessante e lê-se facilmente. O vocabulário não é muito difícil e assim compreende-se melhor. A aventura do livro começa logo no início o que nos leva a lê-lo até ao fim. Também gostei que as personagens tivessem uma coisa bem particular a procurar. Não gostei muito do fim da história, porque acaba muito rapidamente. Achei bem que as verdadeiras datas históricas portuguesas tivessem sido usadas. Para concluir: gostei deste livro, da sua história, mas achei que as personagens eram pouco interessantes, tinham poucos sentimentos e não eram atraentes.




ado


_____________________________/




Eu achei este livro muito interessante porque ele mostra-nos os dias do ano da peste negra e os dias de hoje. Este livro foi muito bem feito, e sobretudo tem muita acção!! A parte de que mais gostei foi quando João se defendeu com as suas unhas. Eu achei muito comovente quando D. Lopo assassinou o mendigo para salvar a vida do João.




nono


__________________________/




Eu achei o livro muito animado. Agora sei mais sobre a história deste ano terrível. A história é muito interessante e original. Todos os personagens estão bem caracterizados. A leitura não é muito difícil. O livro tem suspense e descrições completas. Gostei muito do começo quando a máquina se avaria. Gostei muito!!!!!!!!!!!!!! Quando se lê uma história assim, parece que a estamos vivendo porque é muito realista!!




Caro-cenoura


_______________________________/




Acho que O Ano da Pesta Negra é um bom livro. Através dele estudamos história, o que é mais divertido do que uma simples aula... Além disso, o livro é muito bem detalhado, as autoras descreveram os hábitos dessa época (por exemplo, a distinção dos nobres e dos pobres pelo vestuário) e isso mostra-nos que estão interessadas e informadas sobre o assunto da história que contam. Neste romance há também algum irrealismo (a máquina, a viagem no tempo) e alguma aventura. Gostei muito de o ler!




Kr!ne


_________________________/




Eu gostei deste livro porque as personagens principais são jovens e têm quase a nossa idade. Esta obra mostra-nos como a Ana e o João reagem quando se encontram face a uma dificuldade e como a resolvem. É um belo romance que nos ensina bastante sobre a peste negra, a vida da população naquela época, e a dificuldade de sobreviver à peste e à fome. O que eu mais gostei no livro é que as autoras descrevem muito bem os acontecimentos, quaisquer que eles sejam, grandes ou pequenos. Esta obra não é só uma obra sobre a história, é também uma aventura com suspense e com acção. Esta história contém belas imagens que nos dão uma outra ideia das personagens. Eu achei que a ideia de inventar um livro sobre a peste negra é óptima porque ensina-nos muitas coisas interessantes. O momento de que mais gostei ocorre no fim do livro, quando o João e o D. Lopo vão combater os bandidos. Este romance é um bom livro para quem gosta da história de Portugal e da história da peste negra.




boby


_______________________/




Eu gostei dessa história, porque adoro tudo o que se refere a história. Também gostei das piadas da Ana e do João. Essa história está muito bem inventada e redigida baseando-se em informações históricas reais. Toda a acção se baseia na peste negra, um assunto nada agradável mais muito interessante. Todavia não gostei desse tema, refiro-me à peste negra, ainda que a história seja bem engraçada, original e com muitas informações. Eu teria apreciado ainda mais se essa história tivesse sido menos dramática e se se tivesse baseado noutra época. Contudo eu adorei esse livro!




dadjia


__________________________/




Eu não gostei muito dessa obra porque já conhecia a peste negra. Mas é um bom livro para pessoas que não conhecem nada sobre o assunto pois permite-lhes descobrir... O livro é um pouco infantil para meu gosto e um pouco irrealista. Mas parece-me mais adequado para os leitores mais pequenos.




maminovas


________________________/




Eu gostei muito do livro! Temos a História de Portugal contada num pequeno livro de aventuras onde a Ana, o João e o Orlando tentam desvendar o mistério, encontrar uma peça para poderem ir-se embora... Também gostei da parte onde um homem agarra o João porque confere mistério à história. Para sabermos a verdade temos de ir lendo pouco a pouco. O que foi interessante foi o facto do vocabulário ser simples e acessível.




alexferrari


______________________/




O livro da peste negra é um livro muito interessante e dinâmico. Ensina-nos muitas coisas sobre a Idade Média: a cultura, os costumes, a arquitectura… tudo num só livro de aventuras muito cativante. Ana é uma jovem sensível e séria. O João é um menino entusiasta e simpático. Orlando é um homem muito sábio e engraçado de quem gostei porque sempre encontra uma solução para problemas que vão surgindo. Estes personagens trazem uma nova maneira de perceber a Idade Média, um olhar novo e interessante. O que prefiro nesse livro é a mistura dos dois períodos históricos que foi bem sucedida; é um livro muito enriquecedor culturalmente falando. Trata-se de uma obra agradável, com um vocabulário acessível e diversificado. Recomendo a todos a sua leitura.




bob


____________________________/




Penso que o livro O Ano da Peste Negra está bem feito, porque mistura A Peste Negra (um facto real) e algo irreal e que pensamos ser impossível nos nossos dias de hoje. A obra está muito bem elaborada e construída. Com uma imaginação divertida e trágica, felizmente com um final inteligente, divertido e criativo! Gostei muito dessa obra! E adorei a ideia da AIVET! Muito criativo! Penso que assim temos uma ideia sobre a tecnologia do futuro!






______________________/




Para mim, este livro é bastante interessante porque mostra-nos a terrível época da Peste Negra em Portugal no ano de 1348 e a vida difícil do povo. Esta obra também mostra que havia muita discriminação entre as pessoas: os judeus eram obrigados a viver em bairros à parte, as judiarias. O Ano da Peste Negra trata principalmente da reacção dos portugueses a esta doença. Um ponto negativo a meu ver são algumas passagens repetitivas e cansativas que podemos encontrar na obra.




superma


_____________________/

Sem comentários:

QUEM É QUE NÃO QUER VER MELHOR O MUNDO?

QUEM É QUE NÃO QUER VER MELHOR O MUNDO?