quinta-feira, 19 de junho de 2014

Expressão criativa (8º ano)

Os alunos da turma A do 8º ano, neste final de ano, estão a ser desafiados a treinar a escrita criativa. De entre os desafios que a escritora portuguesa Margarida Fonseca Santos disponibiliza no seu blogue 77 palavras (inscrito no PNL desde setembro de 2013), aqui ficam três trabalhos que procuraram respeitar as regras das 77 palavras e não só...


Desafio 35 – partindo de dois versos de autor

 
Sonhei ter sonhado

 
Numa noite de verão

Nesse baile tão encantado

Encontrei esse ladrão

Que me roubou o coração


Sonhei ter sonhado


Numa noite de verão

Nossa dança interminável

Tanta imaginação me encheu o coração

Sonhei ter sonhado

 
Numa noite de verão

No mais profundo do meu coração

Sentir essa coisa assim

Que me atormentou em mim


Sonhei ter sonhado
 

Numa noite de verão ao passar a minha vida

Percebi

Que o meu sonho é sempre igual

 
FONTES:

1º verso in «Tema e variações» de Manuel Bandeira
Último verso in «Ao passar o navio» de Miguel Ângelo e Fernando Cunha

Autores: AG & MP
    Desafio 35 – partindo de dois versos de autor
     
    Sonhei ter sonhado
    Que eras o meu lindo namorado
     
    Estavas sempre ao meu lado
    Sempre apaixonado
     
    Apesar de te ter muito magoado
    Nunca me tinhas deixado
    Ó meu bem amado
     
    Tu que ainda não estás casado
    Ó pá, casa-te comigo
    Protege-me do perigo
     
    E escuta o que eu te digo
    Ó meu bem amado
     
    Quando acordei
    Nada disso era igual
    Pois quando te chamei
    E te gritei
    Só me lembrei 
    Que o meu sonho é sempre igual
     
    FONTES:
    1º verso in «Tema e variações» de Manuel Bandeira
    Último verso in «Ao passar o navio» de Miguel Ângelo e Fernando Cunha
    Autores: SP & JG
     
      
    Desafio nº 59 – 14 vezes a palavra não
    Não, esse não tão estranho, essa partícula de negação oposta à afirmação.
    É proibido dizer não às crianças durante o verão.
    Não, esse advérbio de negação que é detestado pelos pequenos, nas compras, nas lojas, nas lojas, nas praias…
    Não, essa palavra que dói ao coração.
    Ninguém gosta do não.
    Não gosto
    Não gostas
    Não gosta
    Não gostamos
    Não gostais
    Não gostam
    Não entendo esse não que me perturba a imaginação
    E que nos impede de sonhar.
    Autores: AG & MP


    Desafio nº 59 – 14 vezes a palavra não

    Quando ainda não era adulta, os meus pais não me deixavam sair, diziam que não tinha idade. Uma vez não lhes obedeci e saí. Fui a uma festa e isso não correu bem: os meus amigos não obedeceram e foram parar ao hospital pois beberam muito álcool. Não gostei pois não souberam resistir. Não souberam não beber. Os meus pais não me deixaram mais sair, mas não me castigaram porque não bebi álcool e não fui hospitalizada.
    Autores: SP & JG


    ***
    Todos este trabalhos foram publicados no blogue da escritora a 20-6-2014 nos links abaixo indicados:
     
http://77palavras.blogspot.fr/2014/06/que-nos-impede-de-sonhar.HTML

http://77palavras.blogspot.fr/2014/06/desobedeci.html

Sem comentários:

QUEM É QUE NÃO QUER VER MELHOR O MUNDO?

QUEM É QUE NÃO QUER VER MELHOR O MUNDO?