domingo, 8 de fevereiro de 2009

CONTOS com moral (6º ano - 2008/2009)

19 comentários:

Anónimo disse...

Eu preferi o conto da Ziva "O menino rico", porque a moral dá-nos uma boa lição. Eu penso que este conto está muito bem escrito, e a maneira de explicar a moral está bem feita.

titeblondex3

Anónimo disse...

Sinceramente, eu gostei de todos os contos. Por isso foi difícil escolher. Acabei por escolher o que mais me atraiu a atenção: "O teste" de DARKRAI. Eu gostei deste conto porque, às vezes, o que ali se diz já aconteceu de verdade a duas amigas minhas que vivem em Portugal. É também um conto fácil de perceber e não é longo.

Aproveito para dizer que o conto "O pequeno raposinho", de Baltazar Picsou, é parecido com um livro que o meu irmão de 6 anos anda a ler na escola dele, " Zékéyé et le serpend python" de Nathalie Dieterlé. Por outro lado, quando comecei a ler o conto "A prenda venenosa", de Lolo6, pensava que era uma história de horror e por isso estava com medo de o ler.




biskotte

Anónimo disse...

O meu conto preferido é " Uma mãe para sempre" porque a moral deste conto é bem verdadeira.Se somos maus com as nossas mães,esse conto faz-nos reflectir e leva-nos a pensar que uma mãe,quando morre,faz muita falta aos filhos.

Violeta

Anónimo disse...

O conto que eu preferi pessoalmente foi do Darkrai que é "O Teste " porque faz-me pensar na realidade, nas pessoas que são assim , que só pensam em gabar-se, que dizem que são as melhores. Também gosto deste conto porque está muito bem escrito. Eu não gosto nada das pessoas que pensam que são as melhores e ainda por cima eu conheço gente assim. Não é engraçado conhecer pessoas destas!!!

Ziva

Anónimo disse...

O conto que eu preferi foi "Uma mãe para sempre".
Em primeiro lugar porque gosto muito de cães e de gatos,e a história fala deles.
Em segundo lugar porque é uma história original: normalmente um gato e um cão não se entendem muito bem,ora nesta história,o cão salva o gato!Esta situação é inesperada.Gosto também muito da personnagem da mãe do cão ,ela é muito generosa.
Quem escreveu este conto tem muita imaginação. E uma bela história!!!

Lolipop

Anónimo disse...

O meu conto preferido é “Uma mãe para sempre”
Gosto deste conto porque gosto muito dos animais. É um conto emocionante, bem redigido, com boas ideias. Também gostei desta história, porque é raro ver um cão e um gato serem amigos. Gostei que a mãe cadela tenha aceite que o amigo do seu filho viesse morar com eles, mesmo se ela tinha más condições de vida.

Lolo6

Anónimo disse...

Eu gostei muito do conto da Violeta, «O menino e a sua banheira», porque pode-nos acontecer a todos. Esse conto mostra-nos que se fazemos as coisas a tempo e horas depois podemos brincar. Além disso, a história é engraçada.

darkrai

Anónimo disse...

O conto que eu mais apreciei foi o da Violeta, «O Menino e a sua Banheira». Achei-o bem construído, cativante e engraçado. Quando, por exemplo, o rapaz deve ficar quatro dias sem se lavar... Mas do que mais gostei foi da moralidade, pois é uma moralidade que nos faz aprender uma boa lição. Gostei muito deste conto e acho que a Violeta teve excelentes ideias! Uma boa moral, uma boa lição é sinal de um bom conto!!!

cxcx

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Gostei particularmente do conto "O Rico e o Pobre",porque na realidade isto acontece nos nossos dias.O homem rico é um avarento,só quer tudo para ele, mas um dia o azar bate-lhe à porta e fica tal e qual como o pobre que lhe cuspiu na mão.

"Uma mãe para sempre"é um conto bonito, sem dúvida, mas não é o meu preferido porque já conhecia um conto semelhante.

Não gostei de "O Gato Brasileiro" porque não tem história e não tem conteúdo.A moral é verdade, mas a moral não é o conto.

Aa6

Anónimo disse...

O meu conto preferido é "Uma Noite Mágica" de cxcx.Acho que a ideia das estrelas que viram moeda é muito legal. Essa história mostra bem que a alegria pode chegar até nós em qualquer momento da vida.

Anónimo disse...

Preferi o conto do Amed porque é muito imaginativo escrever uma história com uma moral daquelas. “Ninguém sabe tudo”, mas eu sei que essa história de recuperar conhecimentos e conhecimentos pelo mundo fora e os guardar numa mochila é o mais original desse livro de contos! Gostei muito do final porque é a prova de que mesmo quem sabe tudo pode errar. Errar é humano!


Baltazar Picsou

Anónimo disse...

O meu conto preferido foi "Como saber tudo?" de Amed.Depois de ter lido este conto, gostei da imaginação e das ideias, do querer saber tudo tudo como Einsteine. Depois da prenda de anos dos Pais(um livro de Einstein), o protagonista decidiu viajar pelo mundo inteiro para ter a sabdoria de todos outros ficou sem nada au deixar voar toda a sabdorai do mundo que com tanto trabalho conseguira reunir.Quem não gostaria de saber tudona vida? Até eu, como sei que é impossível,nem penso nisso! Nimguém sabe tudo!

Lil_ouf

Anónimo disse...

O meu conto preferido é "Uma Mãe para sempre" porque é realista e comovente. As personagens da história são animais e eu acho que é uma boa ideia fazer falar os animais como se fossem pesoas. O último detalhe que apreciei foi a imagem (foi o único que ilustrou o seu conto).

Amed

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Eu gostei muito do conto da Violeta, «O menino e a sua banheira», porque pode-nos acontecer a todos. Esse conto mostra-nos que se fazemos as coisas a tempo e horas depois podemos brincar. Além disso, a história é engraçada.

Titou

Anónimo disse...

O meu conto preferido é "O Abreu" porque o achei muito engraçado e gostei da moral. Esse conto fez-me rir porque eu não pensava que o Abreu ia desejar coisas tão disparatadas. Também fiquei surpreendida com o final! O conto é curto, simples mas eficaz! Gostava ainda de dizer que apreciei muito todos os contos e que me foi difícil escolher um.

Neige

Ravic disse...

Eu gostei do conto "O Teste", porque este conto atraíu-me pelas suas ideias. O conto não é longo e é o mais claro e fácil de ler e de compreender. Esta história aconteceu-me na realidade.

Ravic

Ravic disse...

O meu outro conto preferido é o do Lilouf, porque ele teve ideias boas,claras. O texto é bem imaginativo.Preferi este conto porque gostei mais desta história do que as outras. O conto é
compreensível, mesmo se no fim não compreendi tudo muito bem. Mas o meu colega pensou num bom conto.
Por essas razões escolhi esse conto.

Ravic

QUEM É QUE NÃO QUER VER MELHOR O MUNDO?

QUEM É QUE NÃO QUER VER MELHOR O MUNDO?