segunda-feira, 26 de maio de 2008

UMA AVENTURA... LITERÁRIA 2008

Concurso Uma Aventura... Literária 2008

A turma de 8º ano participou neste concurso e no final de Maio tivémos a alegria de saber que uma aluna nossa, Andreia Chainho, ganhou o 3º prémio na modalidade de crítica. No sítio da editora portuguesa pode ler-se a seguinte introdução à lista dos premiados:




« 9316 trabalhos!

O maior sucesso de sempre!
Depois do enorme sucesso da edição do ano passado, o número de participações atinge, este ano, o maior recorde de sempre! São 9316 trabalhos individuais e de grupo de muitas centenas de escolas de norte a sul do país, ilhas e estrangeiro.
A Caminho agradece a todos quantos tornaram possível este excelente resultado e em particular aos professores que, com o seu entusiasmo, dinamizaram a participação de muitos milhares de alunos do ensino básico e secundário.
Devido ao elevado número de participações e à excepcional qualidade dos trabalhos apresentados a concurso, o júri optou por contemplar separadamente os trabalhos individuais e os trabalhos colectivos.
Assim, após uma análise rigorosa e feita a selecção em conformidade com o regulamento, atribuíram-se os seguintes prémios:

(...)
3.º Ciclo - Crítica

1.º Prémio – Rute Feiteirona – EB 2,3 Nossa Senhora da Luz – Arronches;
2.º Prémio – Filipe Dias – EB 2,3 Comendador Ângelo Azevedo – S. Roque;
3.º Prémio – Andreia Chainho – Lycée International de Saint Germain en Laye – França; (grifo nosso) »


A Andreia, tal como os colegas, teve de ler Um Trono para Dois Irmãos de Ana Maria Magalhães & Isabel Alçada. Depois de termos abordado na aula os pontos positivos e negativos da obra, sob o ponto de vista dos alunos, estes tinham de redigir a sua crítica à obra. Aqui fica o trabalho da nossa vencedora que está de parabéns pela forma como se empenhou nesta actividade!

TRONO PARA DOIS IRMÃOS (UM)


Magalhães, Ana Maria e Alçada, Isabel


Caminho, 2006 (5ª edição)
ISBN: 9722108670 / 972-21-0867-0
EAN: 9789722108676




Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada são duas escritoras que escrevem para público jovem. Já tinham escrito a colecção "Uma Aventura" quando decidiram escrever a colecção "Viagens No Tempo" para interessar os jovens pela história de Portugal.

A história é interessante, dá-nos uma noção geral do que foi a guerra civil entre Liberais e Miguelistas. D. Miguel acreditava no poder vindo de Deus. D. Pedro era liberal sendo de opinião que o poder devia ser dividido. Uma coisa é governar, outra é fazer leis, outra ainda julgar os crimes. Existem na história várias histórias de amor que cativam o leitor. A guerra civil aqui retratada mostra-nos como uma guerra civil pode separar amigos de infância (Nuno e Zé Maria) e familiares tornando-se uma das piores guerras porque envolve pessoas do mesmo país, da mesma região, da mesma família. O romance entre alguns personagens aligeira uma história que tende a ser pesada pelo assunto bélico que aborda. A amizade surgida entre Nuno e João nos confrontos, a mudança de atitude de Mariana perante os outros, são dois aspectos que demonstram que o carácter das pessoas pode mudar e as relações humanas podem fortalecer-se em épocas agitadas e perigosas. Contudo o plano respeitante à história de Portugal, apesar de importante, torna-se demasiado longo porque abrange quase metade do livro.

Andreia Chainho


4 comentários:

Anónimo disse...

Antes de mais gostaria de das os parabéns à Andreia, que é, como a professora disse, a Nossa vencedora!
O trabalho está muito bem feito sim, e todos estão de parabéns!

Anónimo disse...

Parabéns à Andreia. Como foi dito pela professora na aula, a critica está muito bem feita e os feitos apresentados também. Penso que o resto da turma também fez um optimo trabalho portanto estão também de parabéns.

Anónimo disse...

Olá, queria já dar os parabéns à Andreia pela crítica que ela escreveu. Eu acho que esta crítica descreve-nos bem o livro;fala dos pontos fortes como dos pontos mais fracos. Eu ainda não conheço o livro, mas já me apetece lê-lo!!!


tomatinho

Unknown disse...

Parabéns para Andreia que escreveu uma excelente critica.Acho que ela fez muito bem de destacar apenas os fatos mais importantes!Deixa-nos a curiosidade de querer saber mais sobre o que aconteceu nesta época. Gostei bastante da maneira em que ela elaborou sua critica!
MB

QUEM É QUE NÃO QUER VER MELHOR O MUNDO?

QUEM É QUE NÃO QUER VER MELHOR O MUNDO?