Concordas com esta imposição?
Aos alunos do 8º ano foi pedida uma opinião acerca deste assunto evocado na obra de Margarida Fonseca Santos, Sem rede. Tiveram assim que escrever um texto em que apresentassem a opinião deles sobre o assunto, com um mínimo de 80 e um máximo de 150 palavras.
O texto de opinião tinha de estar dividido em três partes:
• na introdução, apresentavam o
ponto de
vista deles;
• no desenvolvimento, referiam, pelo menos, uma razão que justificasse esse ponto de vista;
• na conclusão, reforçavam o ponto de vista.
Eis as opiniões que surgiram na sala de aula:
OPINIÃO 1
Eu concordo com a decisão dos professores [cf. Sem rede] porque eu acho que uma meia-hora de telemóvel por dia é suficiente, não é necessário que os adolescentes passem mais tempo, diariamente, no telemóvel.
Essa regra permite que os jovens falem mais uns com os outros, que aproveitem a natureza e os lugares que visitam com a escola, que descubram novas pessoas e se desconectem do mundo virtual.
Essa limitação permite descobrir novas
formas de se divertir sem usar o telemóvel porque as pessoas, e mais
especificamente os jovens, usam excessivamente o telemóvel. (93 palavras / MP)
OPINIÃO 2
Eu não concordo com esta imposição pois, do meu ponto de vista, considero que meia hora por dia de utilização do telemóvel não é suficiente para os alunos.
Atualmente, a maioria dos jovens usa o telemóvel diariamente, seja para comunicar, para se divertir ou até para organizar o seu dia. Entendo a vontade e estratégia dos professores e dos pais, porém acho que limitar o uso a apenas trinta minutos é muito rigoroso. Seria mais equilibrado permitir o uso do telemóvel em momentos livres, como antes das refeições ou durante as viagens de autocarro [numa visita de estudo]: quando os alunos não estão envolvidos em atividades.
Em conclusão, eu acho que os professores, na
imposição criada, poderiam ter acrescentado, no mínimo, trinta minutos por
dia. Assim os alunos poderiam ligar para os amigos que tinham sido enviados
para outro grupo ou poderiam usar o telemóvel para se divertirem. (148 palavras / LUG)
OPINIÃO 3
Concordo com esta imposição, porque os alunos devem aproveitar a visita de estudo em vez de ficarem sempre nos telemóveis. Se fosse permitido usar os telemóveis o dia todo, estariam menos atentos às atividades planeadas pelos professores.
Os jovens estão atualmente viciados nos telemóveis, como se fossem fumadores, não conseguem viver sem o telemóvel, o que está errado. Se os telemóveis forem proibidos ou, como dito no texto, só puderem ser usados durante meia hora por dia, os alunos vão perceber que a vida é mais do que um écran. Sem ter acesso aos telemóveis o dia inteiro, podem aprender mais sobre a vida e dar valor às “coisas”. Poderão brincar, a jogos adequados à sua idade: ao futebol ou às escondidas… em vez de ficar nos telemóveis.
Na minha opinião, se os alunos só puderem utilizar o
telemóvel meia hora isso irá beneficiá-los e ajudá-los a serem melhores
pessoas. (150 palavras / LN)
OPINIÃO 4
Na minha opinião, eu não concordo que os alunos só usem o celular apenas essa meia hora diária.
Esse tempo é muito curto. Não dá para aproveitar muito. Quando eu quero ligar para uma pessoa da minha família, por exemplo, eu preciso de pelo menos uma hora para conversar. E quando eu quero ver vídeos de algo de que gosto em um aplicativo também preciso de mais tempo do que apenas meia hora. Só que, na situação descrita no texto, é verdade que, como os alunos foram para um passeio, é bom eles aproveitarem o máximo possível esse passeio, em vez de ficarem grudados no celular.
Portanto, para mim, os alunos deveriam ser autorizados a
ficar uma hora por dia no celular. Seria o tempo perfeito. (126 palavras / RSN)
OPINIÃO 5
Eu acho que esse texto é uma forma de mostrar que a minha geração é viciada nos eletrônicos. O texto funciona como uma lição de moral mostrando como os adultos se preocupam com as suas crianças e adolescentes e tentam resolver esse problema levado a sério.
Os jovens da minha época, sem os telemóveis, não conseguem e não sabem se exprimir corretamente. Mais tarde, a geração Beta pode desenvolver depressão por usar muita tela e desenvolver pouco raciocínio lógico.
O texto mostra a realidade dos jovens da atualidade. Eu
considero esse texto como uma crítica construtiva capaz de mostrar os problemas
causados e como resolver esse excesso de tela. (109
palavras / JG)
OPINIÃO 6
Eu penso que é uma boa idea ter meia hora de telemóvel por dia. Assim, os alunos podem aproveitar mais a visita de estudo e podem descobrir mais “coisas” que não conheciam.
Os alunos precisam de ver o que se passa à volta deles sem estarem só a olhar para o telemóvel. Acho que é uma boa ideia controlar o tempo com o telemóvel, porque vai ajudar a diminuir a dependência dos jovens em relação ao telemóvel. Penso que vão aproveitar mais as descobertas que vão fazer durante a visita de estudo.
Por isso que eu penso que é uma boa ideia reduzir o tempo
diante dos écrãs, porque vai ajudar os alunos a aprender mais e a ficarem menos
dependentes dos telemóveis. (123 palavras
/ EMS)
OPINIÃO 7
Concordo com esta imposição dos alunos só poderem utilizar o telemóvel meia hora por dia, porque, hoje em dia, não brincam e nem saem por conta dos écrãs. Ficam o dia todo a olhar para a tela, como se dependessem daquela caixa tátil miniatura para sobreviverem. Como se o mundo real não existisse mais e a vida rodasse em torno do telemóvel.
Na visita de estudo, os alunos podem conhecer novos lugares e viver muito mais aventuras saindo e explorando, do que se estivessem sentados e parados vendo telemóvel. Além disso, ficar muito tempo sentado sem fazer nada faz mal à saúde. Os jovens têm que aprender a viver uma vida saudável e divertida.
Essa é
minha opinião! Os adolescentes vão crescer e virar adultos, mas adultos dependentes
da tecnologia não vão longe. Eles precisam começar a serem fortes e
independentes, porque um dia os filhos seguirão os seus exemplos. (150 palavras / LSM)
OPINIÃO 8
Os alunos só poderão utilizar o telemóvel durante meia
hora por dia, e isso é uma boa ideia!
Dessa forma, os alunos terão oportunidades de conhecer novas pessoas, aprender coisas novas e divertir-se. Sem o celular, os alunos poderão aproveitar melhor a viagem e até perceber como é a vida fora da internet. Permitir que os alunos usem o celular por meia hora ao dia garante que eles possam registrar momentos importantes e comunicar-se quando necessário, sem perder a atenção nas atividades.
Esse limite, na minha opinião, ajuda a evitar distrações e faz com que todos aproveitem o passeio. (99 palavras / LOG)
OPINIÃO 9
Na escola, os jovens falam com amigos e jogam, mas também
estão, por vezes, sempre no telemóvel durante as aulas. Isso distrai os alunos
e os professores não conseguem trabalhar bem. Além disso, penso que os alunos
passam demasiado tempo nas redes sociais e deixam de aproveitar o tempo para
estudar ou fazer outras atividades. O telemóvel pode ser uma distração enorme
para os adolescentes, que muitas vezes não conseguem parar de o usar.
Para concluir, os professores têm toda a razão com a
medida tomada na visita de estudo: deixar os alunos usar o telemóvel só durante
meia hora por dia é muito mais eficaz para que eles possam concentrar-se no que
de importante lhes vai ser proposto fazer e aprender na saída escolar. (150 palavras / AS)
OPINIÃO 10
Em minha opinião, os alunos deviam ter o direito de usar o celular mais tempo do que a meia hora diária imposta pelos professores durante a visita de estudo.
Os alunos que foram para a viagem sem serem informados sobre a condição de não poderem usar o celular, deviam ter a liberdade de usá-lo em momentos que não estivessem em atividades. Penso que os pais dando acesso à internet em casa aos filhos, já devem ser capazes de limitar o uso do celular. Se isso tivesse acontecido em casa, não teria havido necessidade de trair a confiança dos filhos escondendo deles a decisão dos professores de limitar o uso do celular. E a decisão dos professores teria sido algo menos brusco e repentino. Mesmo se a estratégia de tirar o celular pode ser uma maneira de desintoxicação “eletrónica”, existem outras maneiras de tratar do problema como dar aos alunos atividades que os mantenham interessados e focados.
Em resumo, eu acho que os alunos não precisavam de uma
regra tão rigorosa e que, se os adultos lhes dessem mais liberdade em relação
ao uso do celular, poderiam tornar a situação menos conflituosa conseguindo,
talvez, levar os alunos a ficarem apenas trinta minutos no celular sem lhes impor
uma ordem. (208 palavras / JS)
OPINIÃO 11
Na minha opinião, a decisão dos professores não respeita os alunos. Nenhum deles a conhecia o que muda tudo.
Primeiro, se tivessem um problema grave, como um acidente, que precisasse de uma intervenção de bombeiros, não poderiam telefonar a pedir ajuda. Seria preciso que a necessidade de telefonar coincidisse com a meia hora definida pelos adultos. E se os alunos não estivessem em segurança com um dos professores de seu grupo – violência ou intimidação – sem acesso ao telemóvel, nunca poderiam contactar alguém do exterior do acampamento para os ajudar.
Acerca do fato de separarem todos os amigos também tenho a minha opinião. Os alunos são adolescentes, estão em plena construção emocional, mental e física. Nesta idade sabe-se que os amigos são muito importantes, eles nos ajudam a evoluir, a sermos melhores e podem nos proteger. Apesar disso, os adultos separaram todos os amigos. Como conseguiram ser tão malvados? Falando de maldades, os pais de Ricardo são o melhor exemplo. Eles sabiam de tudo e não disseram nada ao filho. Pior ainda, eles insistiram e convenceram o Ricardo dizendo “É uma ideia genial, Ricardo, vais adorar!” Eu compreendo perfeitamente o desejo do pai de proteger seu filho, mas esta não é uma boa maneira. Penso que, neste caso concreto, os pais do Ricardo quebraram a relação de confiança que tinham com seu filho. No lugar do Ricardo, eu estaria furiosa, menos por perder acesso ao celular, mas mais por causa da atitude dos meus pais.
Em conclusão, não gostei do texto porque não gostei da
atitude dos adultos. (257 palavras / OLS)
10 comentários:
A minha opinião preferida é a opinião 2, pois eu acho que ela segue bem a estrutura, apresenta argumentos bons e bem justificados.
Gostei mais da opinião 6, porque explica que limitar o uso do telemóvel ajuda os jovens a aproveitar a visita de estudos. Ao passarem menos tempo a olhar para um ecrã, os alunos vão observar com mais atenção o que está à sua volta.
O meu comentário preferido é o de EMS porque justificou bem as suas ideias.
A opinião de que eu mais gostei foi a opinião 2, porque eu concordo com o facto de os alunos poderem usar o celular por mais de meia hora.
Eu prefiro a opinião 3 porque explica que a proibição dos telemóveis ajuda os alunos a estarem mais atentos durante a visita de estudo e a aproveitarem melhor as atividades. Também mostra que os jovens usam demasiado os telemóveis, ficando muitas vezes dependentes, como se fossem fumadores, e que limitar o tempo de uso permite brincar, conviver e descobrir a vida fora dos écrans.
A minha opinião preferida é a número 9. Eu estou de acordo com ela porque acho que os adolescentes ficam demasiado tempo no telemóvel.
Também estou de acordo que diminuir o tempo de telemóvel por dia é uma boa ideia, para reduzir a dependência dos alunos do telemóvel. Também é verdade que muito tempo no telemóvel não é bom, porque depois os
professores têm mais dificuldade em trabalhar com a turma se toda a gente está com os olhos presos no telemóvel.
A minha opinião preferida é a 2, porque eu acho que a ideia dela em podermos usar os telemóveis nos tempos livres é uma boa ideia. E também concordo com o facto de que agora os jovens utilizam o telemóvel diariamente. Eu também concordo quando ela diz que 30 minutos por dia não é suficiente.
A minha opinião preferida foi a 3 porque apresenta argumentos fortes e concretos sobre o vício dos jovens nos telemóveis:
« Os jovens estão atualmente viciados nos telemóveis, como se fossem fumadores ».
Eu estou de acordo com a opinião 8, porque mostra que em uma viagem, um aluno não precisa passar mais de meia hora no telemóvel! Olha só: a cada dez minutos, o aluno pode mudar de atividade no telemóvel, exemplo:(primeiros 10 minutos; nos 10 minutos seguintes ele envia mensagens; ele pode "scrollar" e jogar um joguinho em qualquer rede social nos últimos 10 minutos). Três atividades básicas no uso do telemóvel podem ser feitas em meia hora. Basta por isso meia hora diária para usar o telemóvel!
A minha opinião favorita é a 2. Acho que meia hora de telefone por dia não é suficiente. E é (infelizmente) verdade! Atualmente, “ a maioria dos jovens usa o telefone diariamente, seja para comunicar, se divertir ou até para organizar o seu dia.” Posso dar alguns exemplos: conversar com um amigo íntimo, alguém importante, pode durar horas e horas; cuidar de seus seguidores nas redes sociais também é longo; até se divertir com um jogo dura tempo! Em conclusão, eu penso que meia hora não é suficiente.
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