quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Como apreciar uma peça de teatro?

Quando damos a nossa opinião sobre uma peça de teatro nunca devemos esquecer que, se a peça for baseada, ou adaptada, de uma obra, isso significa que o espetáculo não é uma cópia do livro. Assim, o dramaturgo inspira-se apenas num livro que leu e gostou para depois inventar uma peça. Claro que podemos não gostar do seu trabalho mas não é correto acusá-lo de ter sido infiel ao livro. A nossa opinião não deve também ignorar a época em que decorre a ação e as possíveis diferenças (tempo, espaço, crenças, valores...) em relação à nossa época.

Aqui fica um resumo das opiniões dos alunos sobre a peça «La véritable quête du Graal» que viram no TAD e que se inspira na lenda do rei Artur, de Lancelot, da busca do santo Graal, dos cavaleiros da távola redonda...
 
Eu adorei, mas houve falas que eu não percebi.
AG
Eu gostei da peça e da atualização da linguagem (termos correntes e familiares, do século XXI) que provocam o riso porque a ação passa-se na Idade Média e porque as personagens pertencem a um estrato social elevado. Assim, surpreende vê-las exprimirem-se dessa forma. Gostei do personagem Perceval e do trocadilho com o nome de Lancelot.
AC
Gostei da peça por causa do humor, e dos três cavaleiros que acompanham Lancelot por não parecerem muito inteligentes. Dessa forma se consegue respeitar a história original onde Lancelot é um grande cavaleiro, junto de cavaleiros pouco inteligentes é mais fácil perceber a importância de Lancelot.
AF
“Peça engraçada, mas enervante” – quando por exemplo havia os momentos de leitura.
EA
Gostei de tudo exceto das partes onde os atores falavam muito depressa e eu não percebia tudo.
RC
Partilho as opiniões dos meus colegas.
SC

Sem comentários:

QUEM É QUE NÃO QUER VER MELHOR O MUNDO?

QUEM É QUE NÃO QUER VER MELHOR O MUNDO?