O Conto «A Aia» escrito originalmente por Eça de Queirós foi adaptado para os jovens leitores por Luísa Ducla Soares. Esta segunda versão do conto foi trabalhada pela turma de 7º ano que, depois de ler o texto, o dividiu em partes, ilustrou estas mesmas partes e por fim resumiu o conto. Basta clicar no livro abaixo para aceder ao trabalho:
16 comentários:
Sinceramente gostei de todos os desenhos mas apenas um me saltou aos olhos: o de biscotte porque no desenho mostra bem que os bebés foram trocados de berço. Vê-se bem que a aia está a chorar ao sacrificar o seu próprio filho. Mesmo se a aia parece um pouco miúda, gostei muito deste desenho. O desenho de que menos gostei foi o de junii. Está muito bem feito, mas o problema é que não se vê o que ele quer contar. Só vemos uma personagem e não sabemos o que ele quer dizer. Este desenho parece que quer descrever uma pessoa e não uma história.
A minha ilustração preferida é a de chupachups porque foi feita com colagens e reflete muito bem a parte que fala da aia,do príncipe, e do filho da aia.
A ilustração de que menos gostei foi a de “the best” porque acho que ele não se aplicou muito e não compreendo a relação entre a imagem e o título da parte que pretende ilustrar
Para mim, a melhor ilustração é a de "Baltazar Picçou" porque o desenho está bem detalhado. Com o berço do bebé príncipe muito bonito e o do bebé da Aia parecendo de madeira. Além disso vê-se o tio com os seus homens a chegarem enervados.
Para mim, a pior ilustração é a de "The Best" porque me parece ter sido feita com rapidez e não exprime nada o que se deve representar.
Junii
A melhor ilustração eu diria que é a de chupachups, porque exprime bem a parte da história que ilustra, e sai da “normalidade” dos outros desenhos. Há muitos detalhes. Colar tecido é uma boa idéia.
A pior ilustração,eu diria que é a do JN, não se compreende bem o que se passa. Tem-se a impressão que há personagens penduradas nas paredes.
Eu gosto mais da ilustração de chupachups porque está muitíssimo elaborado e corresponde bem ao texto e ao título da parte.
Gosto menos do desenho de junii que não me parece muito apropriado para o capítulo e não se vê bem neste livro porque não foi colorido.
A ilustração de que mais gostei foi a de "MNM'S", porque gosto da fantasia e este desenho ilustra bem a parte pedida("A aia, o seu filho e o bebé príncipe- mesma educação").
A ilustração de que menos gostei foi a de "The Best", porque no desenho não se compreende muito bem o que quer ilustrar e não tem muitas cores o que não torna desenho atraente.
O desenho que eu preferi foi o do BALTAZAR PICSOU porque, para mim, foi a ilustração que melhor ilustrou a cena da troca dos bebés, está bem representada.As cores são bem fortes.
O desenho de que menos gostei foi o de FORCA-PORTUGAL78 porque os bebés não estão bem representados e a troca deles também não.
Não se sente no desenho a violência do tio.
Prefiro o desenho de biscotte porque ilustra muito bem a troca dos bebés e representa bem os berços - um de marfim (o do príncipe) e um de verga (o do escravo).
A pior ilustração é a de baltazar picsou porque o tio não rouba o bebé e porque não pintou os cabelos.
Eu prefiro o desenho de mnm's porque representa bem a parte que ela tinha que ilustrar e está bem desenhado.
Gosto menos do desenho de junii porque não representou bem a sua parte do resumo.
Prefiro a ilustração de anita porque acho que está bem colorida e bem ilustrada: mostra bem a morte do rei e a tristeza da rainha.
O desenho de que eu gosto menos é o de the best porque não tem cores e só mostra dois berços com a aia ao meio. Acho que é simples de mais.
A minha ilustração preferida é a de baltazar picsou porque resume bem o título e vê-se bem. As cores foram bem escolhidas, são vivas e os contornos estão bem feitos.
Para mim,a pior ilustração é a de andy porque não está colorida e não se vê bem. Além disso não vejo a relação entre o desenho e o título.
A minha ilustração preferida é a de chupachups porque utilizou muitos materiais e é original. A sua ilustração é especial, não é como as outras. Só tenho uma crítica a fazer: a aia está vestida como uma pessoa mais rica do que ela é realmente.
A ilustração de que menos gostei é a de força-portugal78 porque eu não compreendi o seu desenho. Tudo parecia muito confuso porque na parte a ilustrar devia representar a aia, o seu filho e o príncipe e optou por desenhar dois homens, um no exterior e o outro no castelo.
A minha ilustração preferida é a de biscotte: é um desenho simples, bem colorido e que mostra bem a diferença da riqueza do berço do príncipe em relação ao berço do escravo. Além disso, diferencia bem a cor dos bebés.
A pior ilustração, para mim, é a de Benfiquista. O desenho é muito confuso, não se percebe praticamente nada.
Eu acho que o melhor desenho é o de Baltazar Picsou porque mostra bem a Aia trocando os filhos de um berço para o outro.
Eu acho que o pior desenho é o de forca-portugal78 porque eu acho que o desenho não tem nada a ver com a terceira parte
Eu prefiro a ilustração d Anita porque eu acho que ela representou bem a morte do rei e o principezinho (seu filho) no berço. Eu não gostei muito da ilustração do t.g.v. porque as personagens parecem super-heróis. Vejo isso porque têm uma capa como a do super-homem e mostram os músculos da barriga. Normalmente um rei que parte para a guerra vai de armadura.
Eu gosto da ilustração de baltazar picsou porque vê-se bem que a aia troca os bebés de berço e está de acordo com a palavra-chave que encontrámos para a parte ilustrada.
Não gosto da ilustração de titou: o tio não aparece. No livro, no que considerámos ser a terceira parte, o tio aparece.
Enviar um comentário