sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

A noção de Consentimento ilustrada por 30 alunos do 9º ano: eleição do melhor cartaz!




 PARA VISUALIZAR O DESAFIO LANÇADO AOS ALUNOS PARA A REALIZAÇÃO DESTES 30 CARTAZES clicar em:

https://ler-em-portugues.blogspot.com/2020/11/concurso-de-cartazes-tu-veux-ou-tu-veux.html 

27 comentários:

TS 3-2 LI disse...

O cartaz que melhor ilustra a noção de consentimento é o cartaz de LD porque este cartaz aponta o dedo ao abuso da inocência das crianças pelos adultos, independentemente do género. A criança pensa que o adulto quer sempre o seu bem e não se questiona se a sua situação é normal ou não, ela guarda o segredo sem saber que tem nas mãos a chave da sua liberdade. O diálogo acrescenta um pouco de vida ao cartaz e a foto representa bem a inocência e a incompreensão no rosto da menina.

DB 3-2 LI disse...

O cartaz que melhor ilustra a noção de consentimento é o cartaz de IGC porque acho que incentiva as mulheres a lutarem pelo direito de darem o seu consentimento.

MQ 3-5 LI disse...

O cartaz que melhor ilustra a noção de consentimento na minha opinião é o cartaz do LD porque, na minha opinião, a imagem escolhida por ele é uma imagem extremamente forte. Podemos ver que a menina está suja e provavelmente muito cansada e um pouco machucada. Eu digo isso porque a foto está em preto e branco ou seja, eu não posso ver a cor do que sai da boca da menina, mas penso que é terra ou sangue. A menina também tem uma cara de alguém que está assustada, como se ela estivesse vendo alguma coisa, o que pode fazer referência aos sentimentos das vítimas de abusos sexuais. Também me pareceu genial o uso dos comentários em balõezinhos, como se o abusador estivesse se comunicando com a vítima, e a vítima estivesse respondendo inocentemente, recusando o que o abusador lhe pedia. Enfim, eu gostei deste cartaz porque eu acho que a imagem foi muito bem escolhida, e a legenda também (essa legenda pode ter uma grande influência na sociedade).

FRP 3-2 LI disse...

Gostei do cartaz de TS por causa da relação entre os espelhos e a palavra reflexo.

ABUC 3-5 LI disse...

O cartaz que melhor ilustra a noção de consentimento é o cartaz de JA porque eu acho que a imagem escolhida representa muito bem a frase - “O Amor nunca deve ser forçado” - que é utilizada.

DP 3-1 LI disse...

O cartaz que melhor ilustra a noção de consentimento é o cartaz de NAF porque o título “Só deveria ver-me assim quem eu quiser…” convém muito bem à foto e tem impacto. A mim marcou-me logo e fiquei imediatamente com o cartaz na mente.

TMG 3-3 LI disse...

Para mim o cartaz que melhor ilustra a noção de consentimento é o cartaz de ER porque é o mais verdadeiro (é o que melhor reflete a realidade – quem vê a cara de uma pessoa, não vê realmente os seus sentimentos).

DBV 304 PMC disse...

O cartaz que melhor ilustra a noção de consentimento é o cartaz que diz «"Não” é uma frase completa"». A legenda é clara e precisa, e transmite bem a importância do consentimento na atualidade porque muita gente ignora o NÃO.

TDS 305 PMC disse...

O cartaz que melhor ilustra a noção de consentimento é o cartaz de SFA porque gosto muito da frase que explica bem a noção de que dar um beijo não significa dar o seu corpo! Parece-me que a obra e a frase estão bem sintonizadas!

SFA 304 PMC disse...

O cartaz que melhor ilustra a noção de consentimento é o cartaz de RTS porque de facto o respeito de cada um é um direito, e o consentimento é uma liberdade de escolha/ expressão.

NAF 303 PMC disse...

O cartaz que melhor ilustra a noção do consentimento é o cartaz de CGT porque representa muito bem o estado duma pessoa a quem não foi pedido o seu consentimento: completamente destruída!!!

JA 306 PMC disse...

Eu escolhi o cartaz de SFA porque, para mim, é o cartaz que melhor representa o consentimento.

Anónimo disse...

Eu gostei do cartaz de DP que diz : "Quem disse que ela queria que a abraçassem ?" A ilustração foi muito bem escolhida também porque eu acho que ela adapta-se perfeitamente aos nosso dias atuais. Por exemplo,já tive a oportunidade de ver na televisão uma reportagem sobre mulheres em público que foram abraçadas ou vistas de maneira esquisita por homens que estavam perto delas e que pareciam muito incomodadas com a atitude dos homens. Na ilustração podemos ver que a mulher parece estar perturbada com o facto do homem abraçá-la. Há uma certa correspondência entre esta imagem e o que muitas mulheres vivem atualmente.

HD 3-4 LI disse...

O cartaz que melhor ilustra a noção de consentimento é o cartaz de DBP ("a minha roupa não determina o meu consentimento") porque a frase e a imagem estão muito bem adequadas. A mulher presente na imagem está nua e para algumas pessoas, o fato de mostrar o corpo é consentir. Por isso a frase mostra que mesmo se a mulher está nua não quer dizer que consente. A roupa não justifica a agressão, a roupa não significa consentimento!

LP 303 PMC disse...

O cartaz que melhor ilustra a noção de consentimento é o cartaz de DLC, pois gosto da ilustração, temos a impressão que há duas pessoas: a mulher grávida e em escuro a pessoa que desrespeitou o seu consentimento.

DLC 303 PMC disse...

Na minha opinião, o cartaz de LD é o melhor porque, contrariamente aos outros, ele critica o consentimento das crianças e não dos adultos; essa pessoa teve uma ideia muito original, que mostra bem a ideia do consentimento, mesmo não sendo ele uma pessoa crescida.

DBP 306 PMC disse...

O meu cartaz preferido é o cartaz de DBV porque na internet há muitos homens que pedem nus e forçam para ter o que querem. Fiquei intrigada com a mensagem.

ER 3-1 LI disse...

O cartaz que melhor ilustra a noção de consentimento é o cartaz de SFA porque na minha opinião este cartaz representa algo de muito importante sobre o consentimento. O título é muito claro e é importante explicar a uma parte da sociedade que dar um beijo não significa dar o corpo!

LD 3-5 LI disse...

O cartaz que melhor ilustra a noção de consentimento é o cartaz de FRP porque a frase "Nem sempre quem cala consente..." é simples e impactante. A fotografia de uma senhora de idade pondo o dedo indicador na frente da boca acentua ainda mais o impacto desta frase, pois ela mostra que muitos estão contra a pessoa que é abusada, muitos agem para que ninguém saiba que o abuso aconteceu. Estas duas ideias juntas fazem com que, no contexto do consentimento, as ideias que pretende criticar este cartaz passem facilmente e rapidamente para o público.

MM 3-2 LI disse...

O cartaz que melhor ilustra a noção de consentimento é o cartaz da DRBP pelo facto de dizer «Uma relação consentida é uma relação com vida». Ele reflete o ideal do consentimento, por dizer que se uma relação não é consentida, ela não pode ser agradável nem feliz. Como há rima na legenda o cartaz também se torna mais interessante e tem mais impacto nas pessoas. Para terminar, a obra escolhida para representar a frase foi muito bem escolhida pois podemos deduzir pela cara das personagens que elas estão felizes juntas porque houve consentimento na relação.

OF 304 PMC disse...

O meu cartaz preferido é o cartaz de MM com a legenda «“Não” é uma frase completa», porque penso que ilustra bem os valores do consentimento, sobretudo pelo facto de se alguém disser "não" (resposta mais clara possível não existe!), quer dizer que não se deve insistir mais.

MGN 3-2 LI disse...

O cartaz que melhor ilustra a noção de consentimento é o cartaz de DRBP porque gosto muito do jogo de sentidos sugerido pela sonoridade da palavra "consentida" que pode significar “com sentido” e “com autorização”. A rima de ‘consentida’ com ‘vida’ dá mais importância ao conteúdo da frase.

TAA 305 PMC disse...

O cartaz que melhor ilustra a noção de consentimento é o cartaz de DBP com a legenda "A minha roupa não determina a meu consentimento!" porque muitos homens pensam que, se uma mulher usa decote ou roupa curta, isso dá-lhes o direito de lhes tocar no corpo ou de fazerem o que quiserem com elas.

AB 303 PMC disse...

O cartaz que melhor ilustra a noção de consentimento é o cartaz de JA porque eu acho que a imagem escolhida ilustra perfeitamente a frase.

DBP 3-4 LI disse...

O cartaz que melhor ilustra a noção de consentimento é o cartaz de DLC. Quando vemos a imagem pela primeira vez descobrimos o corpo de uma mulher e uma expressão facial “normal”, mas depois vemos a parte escondida, em preto, que mostra que o consentimento não foi respeitado. A frase foi bem escolhida e faz sentido junto da imagem. Para mim é o cartaz que melhor ilustra a noção de consentimento e que ajuda à prevenção.

TCGR 3-3 LI disse...

Eu gostei do cartaz de DP que diz : "Quem disse que ela queria que a abraçassem ?" A ilustração também foi muito bem escolhida porque eu acho que ela adapta-se perfeitamente aos nosso dias atuais: já tive a oportunidade de ver na televisão uma reportagem sobre mulheres em público que foram abraçadas por homens, ou vistas de maneira esquisita com homens que estavam perto delas, e em ambas situações pareciam muito incomodadas com a atitude dos homens. Na ilustração podemos ver que a mulher parece estar perturbada com o facto do homem estar a abraçá-la. Há uma certa correspondência entre esta imagem e o que muitas mulheres vivem atualmente.

RTS 3-1 LI disse...

O cartaz que melhor ilustra a noção de consentimento é o cartaz " "Não" é uma frase completa " porque muitas vezes as pessoas não se contentam com um não, querem mais razões e neste cartaz nos é mostrado que um não já é uma frase completa.

QUEM É QUE NÃO QUER VER MELHOR O MUNDO?

QUEM É QUE NÃO QUER VER MELHOR O MUNDO?