quinta-feira, 16 de outubro de 2025

A LEITURA é uma Necessidade Básica como COMER, TER HÁBITOS DE HIGIENE...

Maurício Leite vive à procura do livro certo e criou uma Mala de Madeira itinerante para levar livros aos jovens e cativá-los para a leitura.


Os alunos do 8º ano escreveram um parágrafo onde tentaram indicar a estratégia que lhes parece mais adequada para cativar os jovens para a leitura. Tinham de justificar a sua estratégia e usar obrigatoriamente a construção DO MEU PONTO DE VISTA... DE FACTO,...


Seguem-se as estratégias:

  1. Do meu ponto de vista, para cativar os jovens para a leitura é importante usar livros com a linguagem simples, histórias divertidas e temas ligados ao seu dia-a-dia, como a amizade, as redes sociais ou as aventuras. De facto, quando a leitura é interessante e fácil de compreender, os jovens sentem mais vontade de ler. (LOG)
  2. Do meu ponto de vista, a estratégia que me parece mais adequada para cativar os jovens para a leitura é indicando-lhes livros do seu círculo de interesse. De facto, quando lemos livros com assuntos que nos interessam, a leitura fica mais divertida e aprendemos mais sobre o que nos interessa. Podemos também começar por livros curtos para depois ler livros cada vez mais longos. (LUG)

  3. Do meu ponto de vista, a leitura é muito importante. Nos ajuda a escrever melhor, treina a gente para ler perguntas de uma prova, por exemplo. De fato, com base em todas essas informações eu incentivaria os jovens a ler, explicando tudo isso para eles. E eu também falaria que eles podem escolher um livro com um tema de que eles mais gostem. (RSN)

  4. Do meu ponto de vista, a leitura pode cativar os jovens, se o texto for simples. De facto, se o vocabulário do texto não for muito complicado, o público jovem pode sentir-se mais interessado pela leitura. (JG)

  5. Do meu ponto de vista, a melhor estratégia para cativar os jovens para a leitura é escrever livros com temas que sejam interessantes. De facto, seria muito interessante que os livros abordassem temas desportivos, como por exemplo o tema do futebol. (EMS)

  6. Do meu ponto de vista, a melhor estratégia para cativar os jovens para a leitura é dar-lhes livros que “falem” sobre o que eles gostam, das suas paixões e das suas preocupações. De facto, se um jovem gostar de cantar, podemos dar-lhe um livro que “fale” sobre música. (LSM)

  7. Do meu ponto de vista, para cativar os jovens para a leitura podemos dar-lhes livros sobre temáticas que lhes interessem e, sobretudo, livros com muito suspense. De facto, quando se lê um livro com suspense a pessoa nunca pára de ler porque quer sempre conhecer o fim do livro. (MP)

  8. Do meu ponto de vista, devemos dar aos jovens livros escritos com o vocabulário usado por eles e com assuntos atuais. De facto, quando um jovem lê um livro com vocabulário juvenil e baseado na atualidade, isso vai cativá-lo. (AS)

  9. Do meu ponto de vista, intervenções de sensibilizadores na escola ajudaria os jovens a tomar consciência da grande importância dos livros. Deixá-los escolher as próprias leituras (com a validação do tema pelo professor), também seria interessante. De facto, ler uma obra de um autor, ou sobre um tema que nos interessa nos ajuda a ler. Compreendo que ler os clássicos da literatura lusófona seja importante, mas muitos desses livros são velhos, sem interesse ou simplesmente aborrecidos. Por isso eu respeito, e agradeço, que variem as leituras - tendo em conta os temas preferidos dos alunos – e desenvolvam projetos interessantes. (OLS)

  10. Do meu ponto de vista, para cativar os jovens para a leitura é dar-lhes a ler livros com imagens. De facto, isso ajuda a perceber melhor a leitura e torna o livro mais interessante. (LN)

  11. (JHLS)


Sem comentários:

QUEM É QUE NÃO QUER VER MELHOR O MUNDO?

QUEM É QUE NÃO QUER VER MELHOR O MUNDO?