A partir do visionamento do filme de Manoel de Oliveira, Singularidades de uma Rapariga Loira (2009), baseado no conto homónimo de Eça de Queirós, a turma de 9º ano redigiu o texto argumentativo que se segue, depois de ter planificado esta expressão escrita procurando articular argumentos e contra-argumentos. O resultado final é o que se segue.
Defesa
do argumento: “vale a pena ver o filme
de Manoel de Oliveira”
Introdução
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O filme de Manoel de Oliveira,
“Singularidades de uma rapariga loira” (2009) propõe uma adaptação do conto
homónimo de Eça de Queirós. Trata-se da história do jovem Macário que um dia
se apaixonou pela loira Luísa Vilaça. Macário tudo fez pelo seu amor e,
depois de ultrapassar vários obstáculos e de estar a ponto de se casar com a
jovem, descobre que ela era ladra anulando por isso o casamento.
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Desenvolvimento
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“Singularidades de uma rapariga loira” é
um filme que, na globalidade, segue fielmente o conto de Eça. Vemos, no
entanto, algumas diferenças que não afetam a essência do conto queirosiano: a
estalagem de Eça “transforma-se” em comboio na mão de Manoel de Oliveira que
vai transferir a ação do século XIX para o século XX. Esta atualização do conto
aproxima-o do público e facilita a sua compreensão. Esta obra de Manoel de
Oliveira permite-nos igualmente conhecer um cineasta de renome e um filme
português.
Mesmo se há quem considere as
“Singularidades” de Manoel de Oliveira sem graça, sem ritmo, sem ação e com
maus atores, o filme não deixa de ser uma porta de acesso à obra queirosiana
e por isso vale a pena visioná-lo.
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Conclusão
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Este filme é uma adaptação do conto de
Eça de Queiroz que tem pontos positivos e pontos negativos tal como podemos
indicar. Vale a pena ver este opus por seguir bastante fielmente o conto
queirosiano.
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A turma chegou a este resultado coletivamente, depois de, em conjunto, ter planificado o texto argumentativo da forma abaixo apresentada. Se a textualização foi feita após a planificação, não é menos verdade que a releitura sucedeu à textualização. As 3 etapas afiguram-se igualmente importantes para uma boa expressão escrita, seja ela de que índole for.
introdução
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desenvolvimento
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conclusão
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apresentação do filme, do cineasta e do ponto de vista que vai ser
argumentado
(podemos incluir um resumo muito breve
do filme)
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(podemos incluir um resumo muito breve
do filme)
argumento
+ :
o
filme...
contra-argumentos:
(rebater
os contra-argumentos: o conto tem estas mesmas características)
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Nunca
se apresentam ideias novas, retomam-se as ideias do desenvolvimento
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