sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Redação de um texto argumentativo (9º ano)

A partir do visionamento do filme de Manoel de Oliveira, Singularidades de uma Rapariga Loira (2009), baseado no conto homónimo de Eça de Queirós, a turma de 9º ano redigiu o texto argumentativo que se segue, depois de ter planificado esta expressão escrita procurando articular argumentos e contra-argumentos. O resultado final é o que se segue.

Defesa do argumento: “vale a pena ver o filme de Manoel de Oliveira

Introdução
     O filme de Manoel de Oliveira, “Singularidades de uma rapariga loira” (2009) propõe uma adaptação do conto homónimo de Eça de Queirós. Trata-se da história do jovem Macário que um dia se apaixonou pela loira Luísa Vilaça. Macário tudo fez pelo seu amor e, depois de ultrapassar vários obstáculos e de estar a ponto de se casar com a jovem, descobre que ela era ladra anulando por isso o casamento.
Desenvolvimento
     “Singularidades de uma rapariga loira” é um filme que, na globalidade, segue fielmente o conto de Eça. Vemos, no entanto, algumas diferenças que não afetam a essência do conto queirosiano: a estalagem de Eça “transforma-se” em comboio na mão de Manoel de Oliveira que vai transferir a ação do século XIX para o século XX. Esta atualização do conto aproxima-o do público e facilita a sua compreensão. Esta obra de Manoel de Oliveira permite-nos igualmente conhecer um cineasta de renome e um filme português.
     Mesmo se há quem considere as “Singularidades” de Manoel de Oliveira sem graça, sem ritmo, sem ação e com maus atores, o filme não deixa de ser uma porta de acesso à obra queirosiana e por isso vale a pena visioná-lo.
Conclusão
     Este filme é uma adaptação do conto de Eça de Queiroz que tem pontos positivos e pontos negativos tal como podemos indicar. Vale a pena ver este opus por seguir bastante fielmente o conto queirosiano.


 
A turma chegou a este resultado coletivamente, depois de, em conjunto, ter planificado o texto argumentativo da forma abaixo apresentada. Se a textualização foi feita após a planificação, não é menos verdade que a releitura sucedeu à textualização. As 3 etapas afiguram-se igualmente importantes para uma boa expressão escrita, seja ela de que índole for.

introdução
desenvolvimento
conclusão
 - apresentação do filme, do cineasta e do ponto de vista que vai ser argumentado
(podemos incluir um resumo muito breve do filme)
(podemos incluir um resumo muito breve do filme)
argumento + :
o filme...
  • adapta “fielmente” o conto de Eça
  • é uma porta de acesso à obra de Eça
  • permite consolidar a compreensão do leitor do conto (a atualização do conto do século XIX para o século XXI)
  • permite conhecer um cineasta português e uma das suas obras ( o cinema português)
contra-argumentos:
  • não é engraçado
  • não tem ritmo (lento)
  • não tem bons atores
  • não tem ação
(rebater os contra-argumentos: o conto tem estas mesmas características)
Nunca se apresentam ideias novas, retomam-se as ideias do desenvolvimento



















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