quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Concerto narrado (6º, 7º, 8º anos)

Os alunos do 6º, 7º e 8º anos, leram o conto «Homero» de Sophia de Mello Breyner Andresen, ilustraram uma citação desse conto para assistirem hoje, na escola, a um concerto narrado pela mão dos pianistas Bruno Belthoise e Christina Margotto. 

 
Os dois pianistas tocaram a composição de Fernando Lapa e narraram o conto de Sophia. O canto do Búzio enquanto pedia de porta em porta surgiu ao som de uma escaleta que maravilhou miúdos e graúdos!

Os alunos ilustraram um excerto do conto antes de assistirem ao Concerto Narrado e também ousaram dar a sua opinião sem rodeios sobre um espetáculo a que a maioria nunca tinha assistido. Aqui ficam os trabalhos realizados:


                                       Open publication - Free publishing - More homero


                       Open publication - Free publishing - More homero


            

Quem é o pianista Bruno Belthoise? Quem é Christina Margotto? Aqui fica um início de apresentação em imagens:





55 comentários:

sofia disse...

A minha ilustração preferida é a da Sofia , acho que ela representou realmente todos os detalhes e vê-se logo que o Búzio é vagabundo, não é realmente preciso ler a frase da sua justificação onde ela diz que ele é vagabundo e acho isso importante no seu desenho.

aro2 disse...

Eu preferi o desenho da rosa das neves porque a cor escura reflete bem a solidão do Búzio.
Também acho que este desenho está muito bem feito, e é possivel bem ver a parte do texto referida.

carmen disse...

O meu desenho preferido é o desenho da miss.mary0089. Eu gostei dele, porque está muito bem feito. Eu achei o jeito como ela faz a camisa do Búzio combinando com a cor do mar muito criativo. Também gosto da ideia de fazer um olho verde e o outro azul. É muito interessante.

bs disse...

Eu gostei do desenho da miss.mary0089 pois ela imaginou como seria o Búzio e o ilustrou muito bem.
E também gostei do jeito que ela misturou as cores.

katinha disse...

Eu preferi o desenho de hiroko porque acho que ela se inspirou muito bem na figura do Búzio.

MB disse...

Gostei muito da ilustração de JlA porque usou o mesmo excerto que eu e acrescentou outros detalhes como se o seu retrato fosse baseado na escultura de Homero; também inspirou-se em temas onde as esculturas parecem um discurso de pedra. Isso fez-me a prender novas coisas sobre o mesmo excerto que eu escolhi.
MB

silvia disse...

O meu desenho preferido é o do trator. Eu acho que é interessante representar o Búzio pelo seu nome e não pelo seu aspeto.É uma ideia original.Eu penso que a sua justificação não corresponde ao que eu penso. Bom trabalho.

ddaa disse...

Eu gostei da ilustração da rosa das neves porque o Búzio está a falar com o mar e a justificação corresponde bem ao desenho.

didinette disse...

Gostei muito da ilustração de " dia " porque acho que o desenho ilustra muito o Búzio e gostei do contraste entre o jardim muito rico e o pobre Búzio ! Gostei também das cores.

hiroko disse...

A minha ilustração preferida foi a da melancia , porque parece que ela entra no texto , colocando as ervas altas na frente e não está a mostrar o personagem,exactamente como no excerto.

titi disse...

A minha ilustração favorita, foi a ilustração da(o) "dia", a primeira ilustração do 7°ano.
É a minha ilustração preferida porque em primeiro, vê-se que a pessoa que ilustrou este desenho teve trabalho ao fazê-lo e não fêz um simples "rascunho". Gostei também, porque quem o ilustrou, respeitou bem a descrição feita no texto e a sua descrição da ilustração estava muito construída e explicava perfeitamente o seu desenho.

juju du 78 disse...

Eu preferi a ilustração da "Rosa das neves" do sexto ano, porque ilustrou bem o excerto, gosto muito do seu desenho a preto e branco. "Rosa das neves" representou muito bem a duna, o cãozinho, o Búzio, também desenhou o balão com o monólogo do Búzio. Foi pena ela não ter representado o sol que pousava nas suas mãos, na sua cara e nos seus ombros.

jv disse...

Eu preferi a ilustração da miss.mary0089 porque o seu desenho dá expressividade ao Búzio.O seu comentário é tambem muito bom porque explica tudo o que desenhou.

nuno disse...

A minha ilustração preferida é a de "ddaa" porque respeita o excerto a que se refere e o desenho está bem executado. Gostei especialmente do sombreado atrás das personagens

mamaga11 disse...

Eu escolhi a ilustração de « mb » porque acho que utilizou muito bem as cores fazendo-as alternar.
O desenho é simples, o que é suficiente para ser bonito. Também fez uma colagem (conchas) e eu acho que as conchas que caem, parece que o Búzio está a mover-se.
Ele(a) foi um dos únicos que escolheu ilustrar esse excerto. O texto que explica o desenho é perfeito; ele(a) repete um pouco o que está dito no excerto, mas descreve bem a sua ilustração.

alex disse...

Eu gostei do desenho de melancia porque ela representa bem o Búzio sentado na areia com o seu cão. Não ilustra a jovem narradora mas o que ela vê.

macedo disse...

A minha ilustração preferida foi a de dia porque eu achei que a ilustração representa muito a realidade e está muito bem feita.

nc disse...

A ilustração que prefiro é a de op porque desenhou o Búzio exatamente da forma como é descrito no texto (cf. o pequeno detalhe da mão esquerda).
Utilizar o branco como única cor para demonstrar que o sol torna o tecido mais claro e que as roupas são velhas e usadas pareceu-me inteligente. Quando pega-se o desenho, vê-se o sol em primeira vista por causa do amarelo, cor forte, que contrasta com o palidez da personagem. op faz uma boa interpretação do texto.

morango disse...

A minha ilustração preferida é a de miss.mary0089. Eu gostei dela porque é muito bonita. Também gostei porque vemos bem a longa barba branca do homem e a solidão nos olhos dele. Achei muito boa a ideia de fazer os olhos de várias cores como se diz no texto.

md disse...

A minha ilustração preferida é a de OP. Eu gostei muito desta ilustração porque eu achei que combinava bem com o excerto. Por exemplo: quando no exerto está escrito que o Búzio tinha um grande pau com uma sacola de pano no topo, o desenho representava exatamente isto.

trator disse...

Gostei muito do desenho de OP do oitavo ano, porque OP representou muito bem o Búzio, tal como ele está descrito no excerto que escolheu ilustrar, e porque justificou muito bem o desenho. Também gostei, porque OP não se esqueceu de nenhum detalhe na representação do seu desenho.

aa disse...

Eu preferi o desenho de miss.mary0089 porque ilustrou muito bem o seu excerto, desenhou muito bem e quando conhecemos a história da Sophia, podemos reconhecer imediatamente o Búzio.

laj disse...

Gostei da imagen 27 pois representa com vivacidade o livro se eu pudesse colocaria a imagen na capa do livro.

laj disse...

Gostei da imagen 27 pois representa com vivacidade o livro, caso pudesse colocaria esta ilustração na capa do livro.

arietty disse...

Eu gostei do desenho da Rosa das Neves porque foi bem ilustrado. É curioso a sua ideia de não mostrar a cara do Búzio. Gostei dos efeitos de desenho a carvão.

gogo disse...

A ilustração do concerto narrativo que preferi foi a da silvia. Gostei dessa porque é aquela que faz-me mais lembrar o concerto narrativo. Acho que caracteriza bem o Búzio e os ricos nas casas (o cão, a música e a senhora da casa dizendo ao Búzio de sair).

id disse...

Gostei muito do desenho de leonor porque é criativo, engraçado, e o mais original de todos. Esta ilustração corresponde à descrição do Búzio do excerto escolhido.

dia disse...

Adoro o desenho da lola porque representou muito bem o Búzio. De facto os olhos fazem impressão como o seu andar meio torto e a barba que está voando no ar. Mas depois de ter lido as explicações, gostei muito.

rosa das neves disse...

Eu gostei de muitos desenhos, mesmo se alguns não são autênticos. A ilustração da katinha foi mesmo copiado do violeiro invejoso e não respeita o exerto porque não pôs a sua barba ondulada nem as suas veias.

cr7 disse...

Gostei do desenho de mamaga11 porque gostei como ele imaginou o Búzio e cão com as tranças .

nl disse...

A minha ilustração preferida é a da miss.mary0089. Gostei da maneira como desenhou, da longa barba e da ideia da camisa, mesmo se não se fala de uma camisa na história. Muito bem interpretado.

ft disse...

O meu desenho preferido foi o de gogo porque além de bem representar a sua citação, também representa o resto da história, incluindo elementos como os barcos e o mar.

lolo disse...

Eu preferi o desenho de ddaa porque representa muito bem o que está escrito sobre o aspeto físico do Búzio.

dp14 disse...

Preferi o desenho de mb. Tudo o que está no excerto está no desenho, as veias azuis veem-se bem, e achei muito interessante representar os olhos de três cores: cinzento, roxo e verde.

m.a. disse...

Eu gostei de todos os desenho. Por vezes precisamos da explicação ou da passagem da história que se tentou ilustrar! A minha ilustração preferida é a da miss.mary0089 porque tem os detalhes que estão no texto, e com essa ilustração não precisamos do excerto para a compreender!!

paris78 disse...

O meu desenho preferido é o de Miss.mary0089. Acho que a sua representação do Búzio é mesmo boa porque conseguiu realmente ilustrar a descrição que a autor dá desse protagonista no livro.

leonor disse...

Eu preferi o desenho de nc porque penso que está bem feito e é adequado à história. nc desenha bem e percebemos as suas intenções. Respeita o texto e, mesmo se há alguns erros em relação à história, acho que o seu desenho é o melhor. É sobretudo muito colorido e contém muitos detalhes.

op disse...

O meu desenho preferido é o de katinha, por que acho que ela representou muito bem o Búzio: o fato de ele andar direito como um mastro como está escrito no texto,
com a sua grande barba branca e os seus trajes pobres. Tambem achei interessante o fato dela ter em conta que os olhos do Búzio mudam com o tempo.

Miss.Mary00089 disse...

O meu desenho preferido é o da "Leonor" do 8º ano. Eu achei-o muito criativo, gostei particularmente da ideia de utilizar ervas e algodão para representar as algas e a barba do Búzio . Também apreciei da forma como desenhou o Búzio, mesmo se quando olho para o desenho ele me faz pensar mais numa árvore do que numa praia.

marcelo da costa disse...

Eu gostei mais do desenho de miss.mary0089 porque todas as cores do desenho fazem lembrar o mar. Está muito bem desenhado. Vê-se bem a barba. O que menos gostei é não se verem as veias porque elas mostram que o Búzio é um verdadeiro homem do mar.

sandra pereira disse...

A ilustração de que mais gostei foi o desenho de "Dia". Está muito bem feito e além disso representa muito bem as personagens do excerto narrativo.

gogo disse...

A ilustração do concerto narrado que preferi foi a da sílvia. Gostei dessa porque é aquela que mais me faz lembrar o concerto narrado. Acho que caracteriza bem o Búzio e os ricos nas casas (o cão, a música e a senhora da casa dizendo ao Búzio para ir embora).

bruno19 disse...

Eu gostei muito do desenho de MB, porque está bem desenhado e é muito criativo.

melancia disse...

Eu gostei muito da ilustração da silvia porque achei que sem lermos o excerto quase conseguíamos saber que parte do texto é que ela tinha ilustrado, achei o desenho muito criativo e giro.

lolita disse...

Eu gostei muito do desenho de OP. As cores e os detalhes estão de acordo com o excerto que escolheu e as cores do desenho mostram a solidão do Búzio num mundo paralelo. Eu gostei muito desse desenho.

lisa disse...

Eu gostei muito do desenho de Lili porque acho que ela desenhou de uma forma ingeniosa o que estava na citação que escolheu. Parabéns, Lili, o teu desenho está muito lindo ! :D

sandra disse...

A minha ilustração preferida é a de dia, porque o desenho está bem feito e ela imaginou bem o Búzio na porta das casas e eu imaginava esta história como ela a desenhou !

catarina rebelo disse...

O meu desenho preferido é o de lola porque ela representou muito bem os olhos com as diferentes cores referidas no texto e também mostrou bem o andar do Búzio, um andar baloiçado. Parece mesmo que a barba é espuma!

liliana disse...

Eu gostei muito do concerto narrado.A Christina Margotto tocava muito bem piano e Bruno Belthoise também.
O que eu mais gostei foi quando o Bruno Belthoise tocou escaleta para evocar a melopeia do Buzio quando andava de porta em porta a pedir.
O que menos gostei foi do facto de so ser o Bruno Belthoise a narrar penso que a presença de uma voz femenina teria sido bonito!
Gostei muito do concerto!

AC disse...

A minha ilustração preferida é a de Hiroko porque desenhou nos pormenores o rosto do Búzio. Ilustrou na perfeição o personagem tal como eu o imaginava: velho, pobre e sujo.

dicionáriopt disse...

Eu gostei da ilustração de lisa porque está de acordo com a citação. O pôr do sol está bem representado no desenho.

Laetitia disse...

Gostei muito da ilustração de Doco porque se lermos a parte do texto que Doco ilustrou, vê-se que compreendeu o texto e que conseguiu imaginar e criar uma ilustração adequada ao excerto do texto.

liliana disse...

Gostei muito do desenho de "Dia",porque pôs muitas cores nele.
O Búzio foi muito bem ilustrado.
O desenho corresponde ao exerto.
Parabéns Dia!!

lola disse...

Eu gostei mais do desenho de Lisa porque acho que a ideia que teve de desenhar de forma vaga transmite bem a ideia que nos é transmitida pela autora.

maria disse...

O trabalho no blogue relativo ao concerto narrado e ao conto de Sophia de Mello Breyner Andresen que eu prefiro é o de lola porque o desenho evoca muito bem o texto sobre o Búzio e está bonito. Na sua explicação sobre o seu desenho ela explica muito bem o que tentou ilustrar(os cinco olhos de cor diferente, a sua barba, as suas castanholas ou as conchas e a forma abaloiçada como andava).
Também escolheu bem as passagens que referem o físico do Búzio.

QUEM É QUE NÃO QUER VER MELHOR O MUNDO?

QUEM É QUE NÃO QUER VER MELHOR O MUNDO?